17 de mai de 2014

Assento especial


Fonte
Olá a todos, hoje vou tratar de um assunto corriqueiro e que causa muita discussão entre as pessoas, o assento especial. Tanto no transporte coletivo urbano quanto no rodoviário existem hoje os assentos reservados. No caso do transporte urbano, os assentos são reservados para pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos acima de 60 anos, gestantes ou com criança de colo e também pessoas obesas, tendo estas um banco especial. Geralmente os bancos ficam dispostos na parte da frente do veículo, antes da catraca, ou logo após a mesma. Além destes bancos, a grande maioria dos novos ônibus possuem acessibilidade para cadeirantes, com o elevador na porta do ônibus e espaço especial para os mesmo dentro do veículo, como também para deficientes visuais e seus cães guia.



O assento especial é de grande importância para que o transporte coletivo seja efetuado da forma como consta na lei, sendo direito de todo cidadão, mas o ponto que entra em meu questionamento é: Quem pode utilizar dos bancos especiais? Faço esta pergunta, pois muitas pessoas olham feio quando alguém senta em cadeiras reservadas nos ônibus, mas como fica comprovado até pela primeira imagem, quando os bancos não estão sendo utilizados e dentro do veículo não se encontram pessoas com as necessidades citadas, o uso é livre. Claro, que se alguém que necessite, adentrar o ônibus, você deverá deixar esta pessoa sentar. 
Na realidade, tudo é questão de educação, em qualquer ônibus e em qualquer situação você deve passar o seu lugar para quem tenha mais necessidade que você, sendo este um assento preferencial ou não e é isto que deve ser proposto para as pessoas, o respeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário