2 de dez de 2013

Serviços de transportes para o público feminino

Olá para quem visita meu blog! Obrigado desde já pela sua visualização!
Esta semana percebi o quanto as empresas de ônibus vem investindo no público feminino, coisa que é muito importante, pois para as mulheres as coisas são diferentes, muito mais complicadas e elas precisam de um apoio nas viagens.
Não sei se foi a primeira, mas a que mais surpreendeu e apareceu nos noticiários foi a Itapemirim com o modelo G7 com dois banheiros.


A ideia de dois banheiros, um feminino e outro masculino é muito válida, com mais conforto para as mulheres e menos constrangimento. O grande problema está na ideia de que apenas as mulheres utilizarão o banheiro, pois, com toda a certeza, se o masculino estiver ocupado, alguém utilizará o outro, que é feminino. O que tem que haver é educação e assim as coisas irão funcionar. 
Outra empresa que criou um serviço para as mulheres foi a Brasil Sul, empresa que admiro muito também, mas que neste caso, não gostei muito da proposta. A proposta tem o nome "Espaço Mulher" que destina em cada ônibus 4 poltronas para passageiras. Sendo assim, apenas mulheres podem se sentar nestas poltronas, assegurando que cada uma tenha ao seu lado necessariamente uma mulher. A ideia é não causar constrangimento na mulher que for viajar sozinha.


A proposta tem seu lado bom sim, muitas mulheres não gostam que homens sentem ao seu lado, mas aí novamente volta a educação. Eu mesmo já viajei muitas vezes com mulheres ao meu lado e conversei com elas, ajudei com o que eu podia e elas também com o que podiam, coisas normais de viagem, tipo, "pega aquilo para mim, por favor", etc.. Tem de haver uma convivência, mas com muita educação sempre. Para as mulheres que não gostam de homens ao seu lado na viagem, a proposta foi ótima, mas em minha opinião, não é algo necessário, mas traz mais conforto de certa forma.

Obrigado e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário