2 de mar de 2013

História dos Logotipos

Eu tive a ideia no ultimo post de trazer para vocês a história dos logos de algumas empresas de ônibus. Primeiramente eu vou mostrar a história da Marcopolo S/A. No início a Marcopolo possuía o nome de Nicola e quando ocorreu a troca de nome o logo foi formado. Na realidade a Marcopolo nunca mudou de logotipo, apenas mudou as letras que formam o nome, desde 1968 até 1999, o ano da última mudança. São pequenas as diferenças, como podemos ver:
Imagem sem fonte, pois não possuía créditos

Eu gosto do novo, mas os de 1971 e 1992 são muito legais pela forma dos nomes. 
Outra empresa é a Busscar Ônibus S/A. A primeira grande diferença foi na mudança de Nielson para Busscar, e após isso o logo só mudou em 2010, quando a empresa completou 63 anos, para marcar uma nova era.
Imagem sem fonte, pois não possuía créditos

Esse logotipo da Nielson foi formado em 1946, quando vejo ele me lembro dos Diplomatas, principalmente o Diplomata 380. Era um logo bonito, mas o novo, já com a cara Busscar ficou mais bonito ainda, sendo lançado em 1989:
Imagem sem fonte, pois não possuía créditos

Esse logotipo é um dos que eu mais gosto e admiro, ficou simplesmente perfeito e manteve o azul e amarelo da Nielson. Esse logo acompanhou a Busscar por muito tempo até que mudaram novamente e ele ficou em duas formas diferentes, uma mantendo as estrelas e a outra com o "Busscar" escrito, como podemos ver:
Imagens sem fonte, pois não possuíam créditos

Pelo que vi, o logo que estava sendo usado nos novos ônibus era o do lado direito, sem estrelas, mas eu ainda prefiro que mantenham as estrelas no logotipo se a empresa continuar.
Outra empresa que resolvi citar que teve mudanças no logo é a Comil Ônibus S/A. Ela teve uma grande diversificação, começando com um logo mais quadrado mostrando o "C" e o "M" de Comil:
Imagem sem fonte, pois não possuía créditos

Esse logotipo também era usado na indústria de silos que portava o mesmo nome. 
Após esse primeiro veio um melhoramento no logo deixando ele mais arredondado e ainda mantendo o mesmo padrão do antigo:
Imagem retirada do Ônibus Brasil

Eu nunca achei esses logos antigos muito bonitos, mas a partir do momento que reformularam, ficou interessante, com mudanças no "C" e adotando o "O" agora, mas mantendo ainda a mesma base:
Imagem sem fonte, pois não possuía créditos

A partir desse logo, a comil não mudou muito chegando a ficar assim:
Imagem retirada do Ônibus Brasil

Uma coisa que devo citar é que a Mascarello, que hoje possui um logo muito parecido com os da Comil, veio da Comil, os donos eram sócios, até criarem a Mascarello. Logotipo da Mascarello:
Imagem sem fonte, pois não possuía créditos

Outras empresas como Caio, Neobus, Maxibus e Irizar não tiveram grandes diferenças em seus logos e por isso resolvi não postar. A única coisa que até eu me surpreendi com essa pesquisa foi que no ano de entrada da espanhola Irizar no mercado brasileiro, ela utilizou da Caio para a produção, depois que a Caio faliu, ela continuou com produção própria e depois a Caio voltou, sendo Caio Induscar. Logo da Irizar Caio:
Fonte: willybus

Bom, por hoje é só!

Abração!


Nenhum comentário:

Postar um comentário